Nesta terça-feira (11), o Vasco da Gama anunciou o seu novo treinador, trata-se do argentino Ramón Díaz, ex-técnico do Al Hilal, da Arábia Saudita. Com passagens por Libertad, River Plate e San Lorenzo, entre outros, o treinador chega com contrato de um ano e oito meses.
O nome de Díaz ganhou força após o Cruzmaltino receber a recusa do técnico Gustavo Alfaro. Além disso, nomes como Eduardo Coudet, Paulo Pezzolano, Diego Alonso e Rogério Ceni também chegaram a entrar na pauta do clube, mas recusaram interesse. Assim, o argentino de 63 anos chega para tentar pôr ordem na casa e reergue o Vasco, que passa por um momento complicado no Brasileirão.
A ideia é liderar a reação da equipe no Campeonato, onde o clube ocupa a vice-lanterna da competição, tendo conquistado apenas 9 pontos até o momento. A diretoria do Vasco espera que a contratação de Ramón Díaz traga uma mudança positiva e impulsione o desempenho da equipe no restante da temporada.
Como treinador, o argentino conquistou com o River Plate uma CONMEBOL Libertadores e seis títulos argentinos, entre outros troféus. Além disso, teve duas passagens de sucesso pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde também levantou títulos importantes.
Nesse sentido, foi a equipe comandada por Díaz que chamou atenção no último Mundial de Clubes, quando eliminou o Flamengo na semifinal da competição. Essa vitória contra o atual campeão brasileiro demonstrou a capacidade tática e o conhecimento do treinador em montar equipes competitivas.
Ramón Díaz e futebol brasileiro
Esta não será a primeira experiência de Ramón Díaz no futebol brasileiro. Em 2020, ele foi contratado pelo Botafogo, mas não chegou a comandar o time devido a problemas de saúde. Agora, no Vasco, ele terá uma nova oportunidade de mostrar seu trabalho e quem sabe deixar sua marca no nosso futebol.
A chegada de Díaz e sua comissão técnica ao Rio de Janeiro está prevista para amanhã, quarta-feira (12), quando assinarão oficialmente o contrato e começarão a trabalhar imediatamente com o elenco. O primeiro desafio de Ramón Díaz será o confronto contra o Athletico-PR, marcado para o dia 23 de julho.
Mendel é novo reforço para o meio-campo
A diretoria também prometeu investir em reforços durante a janela de transferências para fortalecer o elenco e proporcionar condições adequadas para o trabalho de Ramón Díaz. Nesse sentido o clube anunciou mais cedo a contratação de Gary Medel.
Conhecido por sua intensidade e vigor físico, o chileno, apelidado de “Pitbull“, possui uma vasta experiência no futebol europeu. Suas passagens por Inter de Milão e Sevilla, por exemplo foram marcadas por muita raça e dedicação a marcação.
Nesse sentido, o jogador é bem versátil. Embora originalmente seja um primeiro volante de marcação, o chileno também sabe atuar como segundo volante e zagueiro. Assim a aquisição pode conferir ainda mais força e solidez defensiva a equipe vascaína.